O Fórum de Editoração! – Parte 2

por Camila Nunes

A segunda mesa, composta pelos professores Sandra Reimão da USP, Aníbal Bragança da UFF e Marília Barcellos da UFSM, tratou a respeito da pesquisa no campo editorial no Brasil. As opiniões vindas dos diferentes estados convergiram quanto ao estado iniciante em que ela se encontra, porém, como afirmou a Prof. Sandra,  este fato não deve ser visto como algo ruim, pelo contrário, devemos ver como uma oportunidade para iniciar estudos na área.

O Prof. Aníbal afirmou que a formação em Produção Editorial e Editoração, não deve ser vista como apenas tecnicista, ela é  também humanistica. O aluno formado deve ter a capacidade de não apenas produzir um produto editorial, mas também de gerenciar e definir a política editorial dentro de uma editora “Não existe um aluno que pensa e um que faz, o que existe e se precisa é um aluno que tenha capacidade para fazer a parte “prática”, que pense criticamente  e, principalmente, que consiga conciliar essas atividades”. Podemos verificar uma constante preocupação com a formação deste profissional, vide a criação do curso de Produção Editorial na UFSM e de Letras com ênfase em editoração no CEFET de Minas Gerais.

A contribuição da Prof. Marília nesta mesa foi no sentido de trazer algumas questões ao pesquisador da área, “O que devemos publicar?”, “Como fazê-la?”, “Onde publicar?” e, para reflexão, lembrou das falsas confidências que podem ser encontradas nas entrevistas dos editores. Por outro lado, apresentou a Revista Animus, coordenada pela Prof. Claudia Bonfá (também da UFSM), que publica trabalhos de profissionais pesquisadores em nível de doutorado,  integrando de forma criativa vídeos, audios e textos, facilitando a leitura e o acesso ao conteúdo acadêmico.

Professores participantes da segunda mesa do evento, sob a mediação da Prof. Lilian Escorel.

Deixe um comentário