Aplicativos para celular: a evolução tecnológica dos aparelhos celulares.

Aplicativos para celular: a evolução tecnológica dos aparelhos celulares.

Imagem  Como tudo começou…

A história dos games para celular

Em meados do ano de 1997, a Nokia foi a primeira empresa a perceber que os celulares poderiam fazer muito mais que chamadas. Além de introduzir o conceito de SMS (as mensagens ou torpedos), ela inovou ao lançar jogos simples que fizeram muito sucesso na época, como o popular SNAKE que, ainda hoje, alguns saudosos mantem como aplicativos em seus modernos smartphones.

Em 2002, os primeiros celulares com linguagem de programação JAVA chegaram ao mercado e as empresas e usuários começaram a criar aplicativos e jogos para a plataforma mobile. De 2003 a 2006, a evolução foi dos aparelhos. Com a tela colorida e maior capacidade de armazenamento e processamento, os jogos, que antes tinham 30 KB, passam a ter 1MB ou mais. Assim, as empresas de jogos como a Capcom, Namco, Disney, Konami e Electronic Arts, começaram a marcar presença nesse mercado.

Os primeiros Smartphones…

Em 1994, foi lançado pela IBM Simon, um telefone que fazia muitas das funções de um Smartphone, mas que ainda não era conhecido como tal.O telefone era muito além do seu tempo, já trazendo características muito comuns aos celulares atuais, como a tela sensível ao toque (touchscreen), calendário, conta de email e bloco de notas.  Não fez grande sucesso. A Ericson lançou em 1997 o GS88 e legitimou pela primeira vez o termo SMARTPHONE. Entretanto, o Smartphone que fez jus ao nome foi o Nokia 9000 e depois, seu sucessor com tela colorida, o Nokia 9500.

Clique no link e confira um vídeo que demonstra o funcionamento do IBM Simon, o primeiro Smartphone:

http://www.youtube.com/watch?v=GUG7nwMmoUc&playnext=1&list=PLEAED4D95C026DB5A&feature=results_video

No link abaixo, você pode ver como funcionava o Nokia 9000, o primeiro telefone que fez jus ao termo “Smartphone”:

http://www.youtube.com/watch?v=mg623ZGMKRM

Quanto ao uso dos sistemas operacionais, de 1996 a 2001, o líder era o Symbian OS (operation System). Em 2001, houve a chegada dos Palm OS, Black Berry OS e Windows CE e o mercado abriu aos seus consumidores a era da escolha do celular de acordo com as suas funções. Até 2007 não houveram grandes modificações nos sistemas operacionais que existiam. as mudanças eram mais notáveis nas funções e evolução dos estilos de aparelhos.

Com a introdução do iPhone pela Apple, os smartphones deixaram de parecer objeto de uso de executivos e empresários para ser objeto de desejo de consumidores em geral. Sua plataforma era pensada para ser fechada, não permitindo o acesso livre para modificações por parte dos usuários.

Conjuntamente a inserção do iOS, sistema do iPhone, silenciosamente foi ganhando asas o sistema Android, sistema aberto, baseado na linguagem Linux, que foi comprada pela empresa Google Inc. Como tempo, este sistema foi ganhando espaço entre os smartphones de marcas como LG, Sansung, Motorola, entre outros.

O mercado atualmente é dominado pelos aplicativos produzidos especialmente para a plataforma iOS, mas a cada dia o sistema Android ganha mais espaço. A Nokia se distanciou dos projetos ligados aos smartphones e busca manufaturar os Windows Phones, se ausentando da briga gerada entre a Apple, com seu iPhone, e a Google, com seu Android. O primeiro celular lançado pela parceria Nokia/Microsoft foi o muito aclamado Lumia 800.

Mas, afinal, o que são os aplicativos?

“Aplicativos são programas desenvolvidos com o objetivo de facilitar o desempenho de atividades práticas do usuário, seja no seu computador ou nos telefones móveis. Eles são um atrativo a mais nos smartphones: servem tanto para facilitar a vida – em se tratando de aplicativos utilitários – assim como para puro divertimento. Podem ser divididos em várias categorias, como por exemplo, aplicativos de entretenimento, música, automação comercial, educação, interação social, dentre outros.  Os aplicativos podem ser gratuitos ou pagos e podem ser utilizados quando você estiver conectado ou não à internet. Para baixa-los, você pode fazer download através dos próprios aparelhos e adquiri-los preferencialmente nas lojas oficiais criadas por cada empresa de sistema operacional, como a App Store (iPhone) , Android Market (Android), Blackberry (Blackberry App World), Symbian (Ovi Store), entre outros.”


Retirado de http://apps.oi.com.br/2010/06/04/o-que-sao-aplicativos-2/

 

O mercado de aplicativos

Conjuntamente ao lançamento da linha de celulares iPhone da Apple, e posterior lançamento do iPad, esta grande empresa acabou por suscitar uma imensa mudança no que diz respeito às relações laborais, ou seja, uma reconstrução na economia trabalhística. Ao criar aparelhos que provocam o imaginário de seus consumidores, incentivou a produção imaterial e intelectual ao abrir a sua App Store (Loja de Aplicativos) online.

A App Store é um serviço online de download de conteúdos, criado exclusivamente para usuários do iPhone e do iPod Touch. Agregada à loja virtual do iTunes desde dez de julho de 2008, conta atualmente com mais de 75 mil aplicativos de diferentes propósitos para baixar, entre pagos e gratuitos (28% são gratuitos e os outros 72%, pagos). A Android Market, do sistema operacional Android, único sistema que compete com o iOS, apresentado-se com plataforma aberta, disponibiliza 57% dos aplicativos de forma livre. Diferentemente da App Store,a  Android Market se volta para disposição de conteúdo gratuito.

O impressionante é que, mesmo a App Store não sendo uma loja virtual totalmente gratuita, ela tem um alto número de downloads. Isso se deve a sua política interna, que incentiva a produção de novos aplicativos de uma maneira básica: os desenvolvedores recebem 70% de todo o arrecadado pelos seus aplicativo disponíveis na App Store. Os outros 30% são remetidos a loja virtual. Dessa forma qualquer pessoa pode ser usuário e produtor de aplicativos, utilizando-se dos apps que lhe possam ser úteis, e produzindo conteúdo para outras pessoas. Hoje, o número de aplicativos baixados está próxima de dois bilhões, e a movimentação de dólares gerada pela App Store já chega a uma média de 200 milhões mensais.

Inúmeras empresas foram se estabelecendo ao entorno desse novo estilo de trabalho. São empresas especializadas na produção de conteúdo voltado para iPhones, iPads e iPods, que criam soluções utilitárias, ou de entretenimento para os aficionados pelos produtos Apple. É o caso da Ninja Kiwi e da Zynga, que são especializadas em jogos. Esse mercado chamou a atenção para algumas grandes empresas que já se encontravam em boa situação em outros segmentos do mercado. É o caso da Eletronic Arts que aos poucos vai migrando do mercaod de jogos de video game para o mercado de jogos para smartphones.

A Apple modificou a forma como víamos os celulares. Os conceitos foram ampliados. Hoje não temos apenas um aparelho com poucas funções dependentes do que o hardware possibilita. Podemos agregar diariamente novas utilidades aos dispositivos, aprimorando sua funcionalidade de acordo com nossas necessidades e gostos. Isso tudo pode ser feito a qualquer hora e lugar, desde que se consiga acessar as lojas virtuais.

 

Montamos um PREZI interativo só pra você entender rapidamente, através de vídeos e fotografias, a evolução dos aparelhos de celular, até a chegada dos aplicativos tecnológicos de hoje. Confira!!!

http://prezi.com/_6hejdntff8c/producao-para-celular/

Deixe um comentário